terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Meu SCRIPTORIUM ficava na Rua Cunha Gago

Como a Esme, protagonista do livro que acabo de ler - Dicionário das palavras perdidas -, compartilho situações semelhantes que vivi lá em 1978, quando entrei para o Empório, estúdio editorial da Sonia Robatto, pioneiro na produção de fascículos para a editora Abril. O Dicionário de Cozinha foi o projeto que me trouxe essas recordações. Palavras como pesquisa, ficha, escaninho fizeram parte do meu dia a dia por muitos anos. O material recebido da Bettina Orrico era manuscrito, enviado na medida em que ela testava cada processo culinário em sua cozinha experimental. Aí eu datilografava cada palavra e seu significado em laudas separadas, repassava para a edição da Arlete Alonso e do Caloca Fernandes e uma cópia da escolhido para a ilustração. Depois vinha minha revisão e cada lauda era classificada alfabeticamente nos escaninhos, antes de irem para a composição no Seitiro, que funcionava na casa em frente. Na arte Roberto, Zezinho e Janjão trabalhavam no past-up, intercalando os verbetes com as vinhetas da Kika, produzindo as pranchas que seriam enviadas ao fotolito. Ao final de tudo impresso, escrevi cada verbete em uma ficha e classifiquei para fazer os fascículos dos índices da obra, alfabético e remissivo. Um processo minucioso, manual e longo comparado à rapidez com que a informatização nos permite produzir tudo isso nos dias de hoje. Não via o tempo passar com essa equipe divertida na casa iluminada de Pinheiros, quando ainda era um bairro horizontal e tranquilo. Por muitos anos compartilhei esse endereço com tanta gente legal e exerci meu ofício com tanto prazer, que nem posso chamar de trabalho. Um passado que adoro lembrar.

virginia finzetto

Indico muito a leitura do livro Dicionário das palavras perdida... tem muito mais do que minhas lembranças nessa preciosidade da escritora Pip Williams, com a fabulosa tradução de Lavínia Fávero.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

SOU O ESPELHO DE NOÉ

saio às 6 da manhã com a cachorra para mais um descarrego de xixi e na volta a porta não abre. todos dormem. minha mãe é surda e meu filho tem sono profundo. toco a campainha e nada. aí começo a forçar a porta e percebo que não é a fechadura. o acontecimento se deu por causa de uma em um trilhão de chances de a ponta da língua do trinco, que não estava travada, se encaixar no fecho quando eu bati a porta ao sair... pensa que eu fiquei triste? nada... quem passa por uma experiência dessas e tem o insight de que descende de Noé? Foi ele mesmo que trancou a arca dele por fora, percebe? A diferença é que Noé e os animais ficaram para dentro e eu fiquei com a Freija pra fora... [final da história, NESTE caso, alguém que não trancou teve que abrir a porta pelo lado de dentro..

(tá, confesso, eu inventei tudo... lá em 2016)

virginia finzetto

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

TOCO DE BEQUE

alegram-me as palavras que abrigam delicadezas nos recantos de suas serifas, como aquele toco de beque mocosado no muro da viela, tipo pensando no resgate de uma lembrança quando o sombrio atingir o futuro. entre todas as coisas estão ocultas nossa própria salvação.

virginia finzetto

domingo, 2 de novembro de 2025

FINADOS

a observadora discreta, constante na espreita,
a que conhece todos os roteiros,
dos bastidores marca o ponto
e sopra arrepios entre os atos.
 
aquela que nunca se casa,
porque rouba sempre o último suspiro.
ela, que nunca terá certidão de óbito.
essa tal de morte é sempre muito viva!

virginia finzetto



[dia 2 de novembro comemoramos o dia dos que já se foram, não importa a data, aquele momento que ninguém escapa]

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

DÁ UM TEMPO

mensurável 
aqui
e acolá
comprar para esticá-lo
ou encurtá-lo
repor isso
ou aquilo
suprimir
àqueloutros
se quiser viver mais
ou morrer mais cedo,
no virtual ou na real,
ser um replicante
custa tempo

virginia finzetto


terça-feira, 29 de julho de 2025

MANIAS

desde criança sinto prazer em fazer coleções. comecei com a de figurinhas, depois de chaveiros, de pedras, de selos... na adolescência, passei a colecionar amores, evidentemente a maior delas foi a de amor não correspondido. depois veio a melhor fase, a de colecionar viagens, físicas e astrais, que enriqueceram a alma e o espírito que trouxeram este corpo até aqui. hoje coleciono receitas médicas e embalagens de remédios, dos genéricos aos importados. e, se ainda vivo fosse o Orkut, eu criaria uma comunidade para comprar as raras e trocar as repetidas. cada mana veia com sua mania.


virginia finzetto

segunda-feira, 28 de julho de 2025

TUDO ATENDE

Guarda silêncio sobre seus medos. Certos anjos farão de tudo para dar razão ao que agrada seu ego.

virginia finzetto

quarta-feira, 25 de junho de 2025

ONDULAÇÕES

nostalgia reflete a dor em ondulações,

como brisa que alisa espelho d´água

virginia finzetto

sexta-feira, 23 de maio de 2025

SEBASTIÃO SALGADO

O Salgado que registrou o acre, o suave, 
o forte, o pungente, 
o intenso...
O Salgado que restaurou o Doce.

virginia finzetto

Obrigada, imenso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
Que seu retorno seja repleto da luz especial que brilhou em toda sua arte.

* 8 de fevereiro de 1944
+ 23 de maio de 2025

segunda-feira, 19 de maio de 2025

OLHANDO PRO CHÃO

eu converso com as calçadas, principalmente aquelas cheias de detalhes, de coisas jogadas, de frestas... sempre decifro mensagens no que vejo ali espalhado, como no papel picado faltando números, que deveria ser de um celular, na bituca de cigarro, quase inteira, de algum apressado, na ponta de uma carta de baralho, com o 5 de ouros marcado. e ali no vão entre os pedaços de concreto, bem encaixada, estava ela, tesa, com as perninhas viradas para cima, em seu derradeiro sono para a eternidade, totalmente alheia ao vai e vem da Ladeira Porto Geral. fiz uma prece rápida à barata.

virginia finzetto

quarta-feira, 23 de abril de 2025

CAMINHOS

nasce a vida poesia combinando frases sem freio 
até que chega a morte toda prosa e termina o período 
com um ponto final

virginia finzetto

sexta-feira, 14 de março de 2025

ME DEIXA EXISTIR

a única coisa
que minhas ilusões me imploram
é que eu me mantenha viva,
caso contrário elas morrem...

virginia finzetto

quinta-feira, 13 de março de 2025

Ouça e deixe que o universo se encarregue do que é pra ser!

Sou frequentadora assídua do Youtube, sigo canais de análise política, músicas, filmes, além de acompanhar o astrologia sistêmica, do Harmitt, que sempre acerta em suas previsões. Acontece que a plataforma oferece na página de abertura um leque de opções outras, algumas interessantes, outras que você nem pediu pra nascerem. Ultimamente, tem aparecido muitos de mantras milagrosos de pedidos ao Universo Poderoso, e semana passada surgiram estes, um ao lado do outro: MANTRA DA SEXUALIDADE FEMININA (poderosíssimo, vai te dar resultados imediatos) e SOM QUE ATRAI MUITO DINHEIRO, APARECERÁ DO NADA ONDE VOCÊ MENOS ESPERAR | TODAS AS CONTAS PAGAS 100%.

Ahhhhhhhhhh, e eu não vou dar uma espiadinha?
Foquei no propósito, já que tinha um apontamento com o gerente do banco, e cliquei. Putz, quando eu vi, acho que traída pelo meu subconsciente, o dedo foi no primeiro vídeo. Como nada é por acaso, porque meu livre-arbítrio mesmo saiu faz tempo pra comprar cigarro e nunca mais voltou, pensei: aconteceu, agora vou até o final. Quando me dei conta, estava totalmente hipnotizada pelo som e quase perco a hora do compromisso no banco. Saí correndo, sem me arrumar direito, mas cheguei a tempo.
Enquanto tentava dramatizar minha situação para o GERENTE-GATO, vejo seu rosto expressar desejos e me arrepio inteira com seu sorriso malicioso de "quero te comer". Por um momento, descolei do corpo e devo ter devaneado, provavelmente influenciada por aquele mantra. "Dona Virginia, dona Virginia..." A voz séria do homem me trouxe à realidade. Categórico, ele negou a diminuição do valor para quitação. "O que podemos fazer pela senhora é parcelar a dívida em prestações menores durante doze meses".

Saí de lá arrasada com o não e, envergonhada, por ter viajado na maionese, sequer tive um aperto de mão. Cheguei em casa e fui direto no Youtube, pronta para bloquear todas aquelas páginas falsas e enganosas, quando aparece no uátis uma mensagem totalmente inesperada do meu advogado: "Sra. Virginia, boas notícias. Ganho de causa. Seu dinheiro já foi depositado." E não é que o dinheiro foi de 100% o valor que eu precisava para pagar a dívida?

Moral da história: os mantras funcionam segundo uma lógica totalmente sem lógica, sem pé nem cabeça, e esqueça de tentar entender.
Fim.

virginia finzetto

DA SÉRIE: IRONIAS

compro saleiro de plástico duro, eficaz, pois não enferruja e o sal não gruda. investimento: 2,50. aí gasto mais 79 de produto abrasivo para tirar a etiqueta e mais 15 de adesivo escrito SAL, para colocar na cola que não sai nem a pau.

virginia finzetto

Netuno, você não tem culpa de nada!

todos os dias eu me olho no espelho e digo: Virginia, repita comigo, você é muito crítica e exigente. li recentemente que é porque Netuno tá no meu ascendente e isso vai me complicar até 2037... (gente, pelo menos eles estão otimistas quanto ao meu prazo de validade). na verdade é que ultimamente não estou aguentando o que vejo:
1 - marco uma consulta com a dermatologista do convênio, após um tempo longo de espera. muito gente fina, adorei! até pensei, "enfim, vou ser curada", mas você não encontra o creme indicado por ela na rede de farmácias porque ele não está disponível há meses. aí o sangue sobe, já que não vai dar para fazer o tal tratamento urgente porque precisa marcar retorno, sabe lá deus quando, para ela me receitar outro procedimento.
2 - bla bla bla , bla bla bla, bla bla bla....
3 - bla bla bla , bla bla bla, bla bla bla....
4 - bla bla bla , bla bla bla, bla bla bla....
5 - bla bla bla , bla bla bla, bla bla bla....
.
.
.
1999 - bla bla bla , bla bla bla, bla bla bla....
enfim, todos os dias eu vou me olhar no espelho e me pedir perdão: Virginia, ser crítica e exigente não é nada, pois você possui a qualidade rara de aguentar viver num mundo tão recheado de gente incompetente.

virginia finzetto
Todas as reações:
5 pessoas

quarta-feira, 12 de março de 2025

FAMÍLIA

jabuti uniu-se a juriti
nasceram jariti e jubuti
uma família de arrimo 
e de rima

virginia finzetto